Porque uma constituinte popular?

Posted on 05/09/2015

0


“Quando nós vamos convidar as pessoas para os comitês da constituinte popular elas dizem. – Eu não quero esse constituinte do PT!”

A frase é de uma das participantes do meu grupo de trabalho no dia de ontem, que elaborava estratégias para ampliar as ações em busca de uma constituinte popular no país, por mais democracia e que tenha como principal pauta as importantes reformas que o Brasil precisa.

Não tive dúvidas em responder para ela. Neste momento em que a política e as instituições políticos estão sobre franco ataque dos setores conservadores e financeiros, buscando essencialmente desacreditar a política, não temos outro caminho a percorrer a não ser a cidadania. Este cidadão que se acha convidado a participar de uma constituinte do PT, tem que entender que ele está convidado a fazer a constituinte dele é que o convite é para que ele participe ativamente, com as suas propostas, de uma constituinte que o represente e que principalmente dê representatividade política a todos os setores da nossa sociedade, especialmente os populares em derretimento de setores super representados hoje no Congresso Nacional como os setores do agronegócio, empresários e “evangélicos”, por exemplo,

O principal desafio para isto está, no meu entender, dentro dos próprios partidos e movimentos sociais, cada qual querendo, ao seu modo, levantar sua bandeira e suas ideias mais altas que os outros movimentos e partidos e principalmente, acima da cidadania. A cidadania não está acima dos partidos e nem dos movimentos. Se entendermos isto é entendermos que ouvir cada cidadão, inclusive suas críticas ao sistema e as organizações, só nos levará a união que queremos em torno de pautas que façam o país avançar pelo caminho da democracia, da ampla representação de setores populares e de mais conquistas sociais e econômicas.
Por isso estamos reunidos também hoje em Belo Horizonte. A Conferência Nacional Popular em defesa da democracia e por uma nova política econômica está dizendo, na proposta de construção de uma Frente Brasil Popular, que a cidadania está pedindo passagem e que o povo quer, e vai, participar ativamente dos destinos do seu país. Viva o Brasil é viva o povo brasileiro.

Posted in: Debate, Política